Ano dourado da equipa Anicolor

Uma temporada de glória. Assim se resume o ano da Anicolor. O grupo de 11 jovens, comandado por Pedro Silva, ex-corredor profissional e dos mais destacados sprinters dos anos 90, pedalou pelo sucesso em provas nacionais e internacionais, mostrando no pódio de diversas provas a qualidade da formação praticada em Portugal.

António Barbio, Carlos Ribeiro, Francisco Valinho, Gaspar Gonçalves, Hugo Vaz, João Fernandes, Joaquim Silva, Nelson Silva, Rodrigo Gomes, Rui Rodrigues e Xavier Silva formaram a equipa de 2014. A maior das conquistas foi, sem dúvida, o Campeonato Nacional de Fundo Sub-23 com Joaquim Silva a agarrar o ouro sonhado, a par da medalha de bronze de Carlos Ribeiro no Contra-relógio. Entre estes dois corredores recaiu uma liderança bicéfala, que resultou em numerosos pódios e importantes vitórias no seu escalão. Competindo com as equipas continentais nas provas do calendário nacional, a Anicolor subiu ao pódio Sub-23 na totalidade das provas da Taça de Portugal, finalizando os referidos líderes no 2º e 3º lugares da Taça Sub-23. Ambos foram protagonistas na Volta a Portugal do Futuro, ficando Joaquim Silva em 2º da geral e Carlos Ribeiro conquistando uma etapa, somando ainda a classificação colectiva ao finalizar com 3 corredores no Top 10.

A nível internacional disputaram com sucesso algumas competições em Espanha. Uma vez mais, Joaquim Silva destacou-se nos lugares cimeiros sendo 2º na Volta a Galicia e vencendo o Troféu Luso-Galaico na dureza do Mirador de Ézaro, uma 1ª categoria que toca os 29% de pendente máxima. A temporada bem conseguida levou à participação de alguns dos corredores pela Selecção Nacional em corridas estrangeiras, destacando-se o 8º lugar de Joaquim Silva no Tour de l'Avenir, em França, o qual lograria depois o 16º lugar no Campeonato do Mundo Sub-23 em Ponferrada. Também pela Selecção disputaram a Volta a Portugal dos profissionais, destacando-se novamente Joaquim Silva em 25º da geral e também Carlos Ribeiro e Hugo Vaz na sua bravura e valentia, rivalizando com a elite nacional e internacional na prova rainha do calendário luso.

O ano de 2014 foi dos mais gloriosos para a Anicolor e a finalizar uma temporada inolvidável foram premiados Joaquim Silva com o Prémio Mérito e o director desportivo Pedro Silva com o Prémio Carreira na Gala do Desporto de Mortágua.

Resultados mais importantes de 2014:

Joaquim Silva → Campeonato Nacional de Fundo Sub-23
Joaquim Silva → Troféu Luso-Galaico (Espanha)
Carlos Ribeiro → Criterium de Porriño (Espanha)
Carlos Ribeiro → GP Memorial aos Ciclistas de S. João de Ver
Carlos Ribeiro → 2ª Etapa Volta a Portugal do Futuro
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Abimota
1º Sub-23 Joaquim Silva → GP Mortágua
Gaspar Gonçalves → Taça de Portugal Sub-20
Joaquim Silva → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Taça de Portugal Sub-23
Joaquim Silva → Volta a Galicia (Espanha)
2º Sub-23 Joaquim Silva → GP Liberty Seguros
2º Sub-23 Hugo Vaz → Volta à Bairrada
Carlos Ribeiro → Campeonato Nacional de CRI Sub-23
Carlos Ribeiro → Taça de Portugal Sub-23
Carlos Ribeiro → Carrera de la Ascensión (Espanha)
3º Sub-23 Rui Rodrigues → Prova de Abertura
3º Sub-23 António Barbio → Clássica da Primavera
Hugo Vaz → CG Volta a Portugal do Futuro
Gaspar Gonçalves → CG Volta a Portugal do Futuro
Joaquim Silva → Tour de l’Avenir (França)
16º Joaquim Silva → Campeonato do Mundo de Fundo Sub-23 (Ponferrada/Espanha)

Nov/2014